Quando palestro ou falo em sala de aula sobre publicidade na advocacia eu gosto de começar fazendo uma provocação: “marketing digital não é marketing!”.
Digo isso porque o termo marketing digital está sendo vendido como a solução para a comunicação das empresas de médio e pequeno porte e para os profissionais autônomos – onde se encaixam os jovens advogados.
Deixando de lado, nesse momento, uma crítica pessoal que tenho a essa geração de profissionais de marketing, o que é importante na abertura deste artigo de introdução é conceituar o que é marketing de verdade.
Marketing, o verdadeiro, é na realidade a atividade de estudo e planejamento da empresa e seus fatores internos correlacionados aos fatores externos – aqueles que estão no mercado, fora do alcance da empresa.
A ideia aqui é você, como advogado, estudar o mercado onde você irá atuar, estudar as suas próprias características como pessoa e como profissional, para então planejar como será a sua comunicação.
Fazer postagens sem planejamento é desperdício de tempo e dinheiro! Lembre disso. Agora, sabendo disso, você que está em início de carreira também precisa fazer um esforço para aparecer. Pode ser que você seja naturalmente extrovertido e apareça em vídeos e fotos naturalmente. Isso é ótimo se for o seu caso. Mas pode ser que você seja mais retraído como eu, nesse caso será sim necessário um esforço de sua parte para gravar vídeos, tirar fotos e escrever sua visão do Direito.
Quando decidir iniciar a sua publicidade na advocacia, a primeira coisa que você precisa é fazer o estudo mencionado acima, para em seguida planejar a sua carreira. Planejar sua carreira significa definir a sua área de atuação, imaginar onde você quer estar como profissional daqui uns anos e então traçar as ações necessárias para chegar lá.
Uma vez planejando a carreira você terá condições de planejar a sua comunicação (publicidade), decidindo o seu público-alvo (com quem você irá se comunicar) e então como você irá se comunicar.
Repito: fazer postagens desconexas e sem planejamento é desperdício do seu dinheiro (se você estiver pagando para alguém produzir os cards ou se estiver investindo em impulsionamento), e também de tempo (desperdício do seu tempo para postar e também do seu tempo na carreira pois comunicar sem organização não te levará a lugar algum).
Para finalizar este artigo introdutório ao tema, devo mencionar que é uma boa ideia fazer postagens multiplataformas: a mesma temática ser postada em formato de cards para Instagram, vídeos para Youtube e Reels e artigos para blog. Falarei sobre isso em artigo futuro.
Também é interessante investir em impulsionamento do seu site no Google ADS – mas isso também merece um artigo à parte.
Então é isso. Estude, planeje crie seu próprio conteúdo adequado ao seu público que com constância e paciência, vai dar certo.
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